quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Escola e Tecnologia: O despertar...

TEMA
Educação e Tecnologia.
SUBTEMA
Contribuições das TIC’s na Disciplina de Língua Inglesa.
JUSTIFICATIVA
A tecnologia é um recurso importante para a construção do conhecimento dos alunos e deve ser utilizada na escola como mais um recurso de construção de conhecimento.
OBJETIVO GERAL
Orientar os alunos a utilizarem o dicionário eletrônico para a tradução de textos, do Inglês para o Português, a fim de mostrar-lhes como funcionam suas ferramentas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aproximar os recursos tecnológicos das aulas de língua inglesa;
Ensinar aos alunos como funcionam as ferramentas do dicionário eletrônico;
Orientar o aluno para que perceba que as traduções não são satisfatórias;
Enriquecer seu vocabulário.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 6º a 9º ano.
DURAÇÃO DO PROJETO
Ao longo do ano letivo.
METODOLOGIA
O professor deverá selecionar um texto em Inglês e pedir que os alunos o traduzam utilizando o dicionário eletrônico;
Após a tradução o professor deve orientar os alunos para que percebam que a tradução não é satisfatória, sendo que algumas palavras ou expressões não são traduzidas e, em alguns casos, não mantém o sentido original do texto;
Os alunos devem pesquisar apenas as palavras ou expressões que não foram traduzidas, observando que há sinônimos e classificações diversas para esses termos, optando pelo que melhor se contextualiza.
AVALIAÇÃO
Será pela participação do aluno na realização da atividade de tradução e correção do texto, e aprendizagem do uso do dicionário eletrônico.